Associação Nacional de História
GT Nacional História Ambiental

Listar tudo - Listar comunicados - Listar publicações - Listar eventos - Lista de discussão Google

 

Lançamento de livro: No Oeste, a terra e o céu

Publicado em: 15/08/2017 pela Coordenação do GT

A Mauad Editora, a Livraria da Travessa e o autor Sandro Dutra e Silva convidam para o lançamento do livro "No Oeste, a terra e o céu: a expansão da fronteira agrícola no Brasil Central", dia 18 de setembro/2017, segunda-feira, às 19 horas, na Livraria da Travessa, Botafogo, Rio de Janeiro.

Leia sobre em:
http://www.mauad.com.br


Metamorfoses Florestais: culturas, ecologias e as transformações históricas da Mata Atlântica

Publicado em: 01/12/2016 pela Coordenação do GT

Está pronto para o lançamento, o livro Metamorfoses Florestais: culturas, ecologias e as transformações históricas da Mata Atlântica, organizado por Diogo Cabral e Ana G. Bustamante. Nesta obra interdisciplinar, vários capítulos foram escritos por integrantes do GT História Ambiental.

O lançamento será no dia 9 de dezembro de 2016, na livraria Cultura, no Centro do Rio de Janeiro (Rua Senador Dantas 45), às 18h.

Leia sobre em:
http://www.editoraprismas.com.br/


O Código Florestal brasileiro de 1934: a legislação florestal nas disputas pelo território

Publicado em: 27/11/2016 por Ely Bergo de Carvalho

Artigo publicado na revista Anos 90 - Resumo: Apenas em 1934 foi elaborado um Código Florestal federal no Brasil. Todavia, as disposições desse código, em grande parte, não foram aplicadas. Disso resulta a questão deste trabalho: entender a função de leis que se constituíriam “mera decoração na legislação”. O caminho seguido foi o de pensar seu contexto de aplicação, ou melhor, seus efeitos no controle e na disputa do território paranaense, e pensá-las como parte dos projetos de modernização. Assim, por meio da análise da legislação e de relatórios governamentais sobre sua aplicação no “sertão paranaense” nas décadas de 1930 a 1950, é possível compreender as funções do Código Florestal que, se não garantiram a manutenção da floresta, também não eram apenas uma “ideia fora do lugar”

Leia sobre em:
http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/47974/39224


Publicado o volume 2 de História Ambiental: territórios, fronteiras e biodiversidade

Publicado em: 20/07/2016 pela Coordenação do GT

"Este livro dá continuidade a um primeiro volume, por nós organizado e publicado em 2012, intitulado História Ambiental: Fronteiras, Recursos Naturais e Conservação da Natureza (Rio de Janeiro: Garamond, 2012). O objetivo de discutir temáticas inter-relacionadas e constitutivas do ainda jovem campo de estudos da história ambiental permanece. Neste volume, novos autores e artigos foram distribuídos em três partes, constantes do subtítulo da obra: territórios, fronteiras e biodiversidade. Estes temas coincidem, grosso modo, com os do volume anterior." José Augusto Pádua.

Organizadores: José Luiz de Andrade Franco, Sandro Dutra e Silva, José Augusto Drummond e Giovana Galvão Tavares.

Leia sobre em:
http://www.garamond.com.br/produto/historia_ambiental2.pdf


Anais da III Jornada Gaúcha de História Ambiental

Publicado em: 03/05/2016 pela Coordenação do GT

Estão disponíveis na página do Grupo de Trabalho, Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPEA/FURG), os anais eletrônicos da III Jornada Gaúcha de História Ambiental, realizada na cidade de Rio Grande RS, em agosto de 2015.

Leia sobre em:
http://media.wix.com/ugd/90c418_f32ffaa178ea4b8a938b9d5498233c23.pdf


Hojas de ruta: historia ambiental

Publicado em: 26/02/2016 pela Coordenação do GT

El presente libro corresponde al No.1 de la colección: Hojas de Ruta. Guías para el estudio socioecológico de la alta montaña en Colombia. La guía sobre Historia Ambiental presenta en cinco apartados un conjunto de orientaciones conceptuales y metodológicas, instrumentos de recolección y sistematización de la información, recomendaciones para su implementación y ejemplos de aplicación para elaborar estudios de historia ambiental de los páramos en Colombia. Su finalidad es acompañar a quien lo consulte, a través de una serie de pasos metodológicos concretos, tratando de ubicar al lector en la bibliografía relevante tanto en historia ambiental como en métodos históricos e historia de Colombia, pero evitando tergiversar en discusiones académicas que serían impropias para quienes, suponemos, solo dispondrán de un puñado de meses para apropiarse de estas instrucciones y aplicarlas en campo. La bibliografía al final proporciona en todo caso la posibilidad de profundizar y ampliar los temas y las metodologías.

Leia sobre em:
http://www.humboldt.org.co/es/component/k2/item/826-historia-ambiental


Dossiê História, Saúde e Meio Ambiente na Revista Fronteiras

Publicado em: 03/01/2016 pela Coordenação do GT

Artigos de vários colegas do GT Nacional História Ambiental foram publicados no dossiê História, Saúde e Meio Ambiente da revista Fronteiras, v. 4, n. 1, (UniEVANGÉLICA, Anápolis GO), organizado por Paulo Henrique Martinez (UNESP) e Sônia Maria de Magalhães (UFG). Os artigos estão disponíveis no link a seguir.

Leia sobre em:
http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/issue/view/122/showtoc


Dossiê Patrimônio Histórico e Ambiental

Publicado em: 03/01/2016 pela Coordenação do GT

A revista Historiae, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), acaba de publicar o dossiê Patrimônio Histórico e Ambiental, v. 6, n. 2 (2015), organizado por Carmem G. Burgert Schiavon e Daniel Porciuncula Prado.

Leia sobre em:
http://www.seer.furg.br/hist/article/view/5601/3510


As delimitações espaciais na pesquisa em história ambiental

Publicado em: 22/12/2015 pela Coordenação do GT

Com prazer divulgamos o resultado de um projeto coletivo de pesquisa de historiadores ambientais brasileiros, o dossiê: As delimitações espaciais na pesquisa em história ambiental, publicado na revista História Regional da UEPG.

Leia sobre em:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr


Lançado livro: Vastos sertões

Publicado em: 01/12/2015 pela Coordenação do GT

Informamos o lançamento do livro Vastos sertões pela Mauad Editora, organizado pelos colegas Sandro Dutra e Silva, Dominichi Miranda de Sá e Magali Romero Sá, que vincula-se a História Ambiental.
"A coletânea é dividida em três partes: História e natureza na interpretação da ocupação dos sertões e do Oeste; História e natureza na ciência; e História, natureza e literatura."

Leia sobre em:
http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/vastos-sertoes-lancamento-em-3011/