Associação Nacional de História
GT Nacional História Ambiental

Listar tudo - Listar comunicados - Listar publicações - Listar eventos - Lista de discussão Google

 

Lançamento de livro: ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicado em: 22/06/2021

O colega e autor Ely Bergo de Carvalho (UFMG) convida para o lançamento virtual do livro ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, editado pela Fino Traço Editora.

O lançamento acontecerá no dia 1º de julho de 2021, as 18h, por meio do Google Meet.

https://meet.google.com/zen-pdrk-tjt

Leia sobre em:
http://www.finotracoeditora.com.br/livros/000607/9786589011347/ensino-de-historia-e-educacao-ambiental.html


Chamada de artigos

Publicado em: 16/06/2021 por Jó Klanovicz

HISTÓRIA UNISINOS, v. 26, n. 2, maio/Agosto de 2022

Histórias frias da América Latina: clima, ambiente, ciência e sociedade sob baixas temperaturas

Organizadores: Eduardo Relly (Universidade Friedrich Schiller de Jena, Alemanha) e Jó Klanovicz (Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Brasil)

Proposta: Historicamente a noção de América Latina tem sido interconectada a percepções de regimes climáticos “quentes”, “tórridos”, “tropicais”, “equatoriais”, compondo narrativas registradas em diferentes documentos, desde relatos de viagens até reflexões morais. Em companhia de grande parte da África, Índia e sudeste asiático, a América Latina se constituiu prática e discursivamente enquanto um ambiente dominado por temperaturas extremas (altas) e sistemas climáticos de reduzida oscilação térmica. A construção de diversos complexos coloniais no subcontinente, os maciços deslocamentos atlânticos de mão-de-obra escravizada, a aclimatação economicamente exitosa de diversas espécimes biológicas exóticas (fauna e flora) e a comoditização de plantas coevoluídas em solos tropicais americanos, ou ainda, contemporaneamente, a instalação de um grande e lucrativo complexo turístico no Caribe, contribuíram para que a “quentura” do continente se transformasse, ora de maneira convergente ora isolada, em uma eficiente metáfora para explicar o território, bem como sua identidade climática perene. Por outro lado, vetores climáticos de influência global como o representado pelo fenômeno El Niño (oscilação sul), a estabilidade dos sistemas de baixa pressão na América central (ciclones tropicais ou furacões) e a aridez andina atestam a variabilidade climática das Américas. Adicionalmente, é salutar recordar o papel do continente na construção da ciência das mudanças climáticas e na descrição dos climas de altitude principalmente sob a pena das elites crioulas ilustradas e a partir da investigação de cientistas “universais” como Alexander von Humboldt.

Baixo essas assertivas, esse dossiê intenta compreender tais narrativas de forma abrangente e, desta maneira, propor uma agenda de pesquisa dos/sobre/para/a partir espaços frios da região. Acompanhando o desenvolvimento da climatologia histórica, história da ciência, história ambiental, a crítica pós-colonial dos trópicos globais (tropicality) e o giro antropocênico, propomos uma reflexão dos diferentes significados adstritos às noções de “quente”, “tropical”, “equatorial”, “subtropical” que tão comumente caracterizam a América Latina e, mirando pesquisas sobre temas e espaços (naturais ou construídos) “frios”, “gelados”, “glaciares”, “montanhosos”, “antárticos”, etc., proceder a uma reavaliação dos discursos (sociais, científicos, econômicos, religiosos, etc.) que inserem o subcontinente na geografia colonial “quente” do planeta. Climas e conceitos climatológicos não são evidentemente neutros e travestem concepções culturais, sociais e raciais que devem ser consideradas para uma compreensão global da distribuição planetária de zonas climáticas e isotérmicas. Logo, a análise das regiões e fenômenos frios da América Latina pode lançar luz aos processos de colonização climática e ecológica experimentados pelo subcontinente, quer consideremos migrações e deslocamentos indígenas e não indígenas, os intercâmbios colombianos e a tessitura, na longa duração, desses emaranhamentos.

Desta maneira, perguntamos: como se construiu a imagem de uma América Latina dominada por climas quentes e tropicais? Qual o papel dos climas frios na identidade nacional das diferentes nações latino-americanas? De que forma, os climas frios da América Latina desafiaram os conhecimentos estabelecidos sobre as regiões temperadas do planeta? O que significam conceitos climatológicos longamente estabelecidos como, por exemplo, “tropical”, “subtropical”? Quais relações históricas podem ser estabelecidas entre raça, clima e ambiente, etnicidade, gênero? Quais foram os mecanismos e redes técnicas utilizadas para a domesticação e colonização dos climas latino-americanos, uma vez que eles também habitam cosmovisões nativas e herança imaterial das comunidades tradicionais? Como os glaciares do subcontinente e histórias antárticas podem fazer parte do conjunto da historiografia latino-americana? Estas perguntas podem ser adereçadas por meio dos seguintes eixos: Construção nacional e clima; Circulação de conhecimentos climáticos; Climas nativos e colonização; Aspectos raciais e climas frios (e quentes); Saúde e climas frios; Pesquisas antárticas e glaciares; Conceitos climatológicos e redes técnicas; Conservação da natureza e climas frios; Migração e climas; Aclimatação biológica e climas frios; Mudança climática e climas frios na América Latina; Gênero, sexualidades, climas quentes e frios, etc.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS: de 1 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.

Leia sobre em:
http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/Call


Uma Breve História da Legislação Florestal Brasileira

Publicado em: 26/05/2021 por Ely Bergo de Carvalho

Está disponível para download o livro "Uma Breve História da LEGISLAÇÃO FLORESTAL BRASILEIRA: Contém a Lei nº 12.651, de 2012, com comentários críticos acerca da aplicação de seus artigos" Voltado para o grande publico e livro foi organizado pelo Observatório do Código Florestal - OCF. Os autores são um grupo interdisciplinar de especialistas do tema. https://observatorioflorestal.org.br/en/livro-uma-breve-historia-sobre- a-legislacao-florestal-brasileira/

Leia sobre em:
https://observatorioflorestal.org.br/en/livro-uma-breve-historia-sobre-a-legislacao-florestal-brasileira/


Novo livro: Panoramas Ambientais do Brasil Rural

Publicado em: 22/05/2021

JORGE, Janes, BERTAZI, Marcio Henrique (Org.). Panoramas Ambientais do Brasil Rural. São Paulo: Intermeios. 2021. "As formas do rural do Brasil são tão vastas quanto o seu território. As visões aqui apresentadas reforçam a vastidão deste universo que é múltiplo, repleto de significações, memórias e ameaças. Trazidas por pesquisadoras e pesquisadores que tem se articulado nos últimos anos em torno de atividades do Grupo de Trabalho em História Ambiental da Associação Nacional de História, Seção São Paulo (GTHA-SP), enfatizam a fluidez dessas formas ao longo da história brasileira e suas intrincadas relações com o meio ambiente. No século XXI a História Ambiental se consolidou no Brasil com a multiplicação das pesquisas nas universidades e com o diálogo interdisciplinar, documentando e problematizando como a natureza e a sociedade interagem em diferentes dimensões. Esperamos que este livro contribua para ampliar os horizontes de reflexão sobre temas ainda em aberto na complexa investigação do rural brasileiro e acrescente novas miradas na interpretação de tão viva questão."

Leia sobre em:
https://www.intermeioscultural.com.br/panoramasambientaisdobrasilrural


Novo Livro - História Ambiental: configurações do humano e tessituras teórico metodológicas

Publicado em: 20/10/2020

KMITTA, Ilsyane do Rocio; ARAKAKI, Suzana; ZIMMERMANN, Tânia Regina (orgs.) História Ambiental: configurações do humano e tessituras teórico metodológicas. Vitória: Editora Milfontes, 2020. 218 p.

"Mais que uma coletânea de artigos de história ambiental essa obra é resultado do fortalecimento da história ambiental como campo de pesquisa no Brasil. A consolidação de grupos de estudo nacionais e regionais, laboratórios e projetos de pesquisa, iniciação científica e extensão universitária, cujos resultados multiplicam-se e ganham visibilidades em disciplinas, artigos e livros como este, comprovam o interesse na área, a qualidade das pesquisas e a seriedade dos professores pesquisadores envolvidos. As reflexões apresentados nesses textos servem de estímulo para novos trabalhos e indicam que, mesmo com a multiplicidade das pesquisas e publicações, ainda existe um campo aberto para novos historiadores ambientais."
Susana Cesco
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Leia sobre em:
https://editoramilfontes.com.br/acervo/Historia_ambiental.pdf


Publicado o volume 3 de História Ambiental: natureza, sociedade, fronteiras

Publicado em: 20/06/2020

Publicado o volume 3 do livro
História Ambiental: natureza, sociedade, fronteiras, organizado por José Augusto Drummond, José Luiz de Andrade Franco, Sandro Dutra e Sikva e Vivian da Silva Braz.

Uma importante obra que reúne textos de diversos colegas do nosso GT Nacional História Ambiental.
Parabéns a todos(as)!

Leia sobre em:
https://www.garamond.com.br/loja/historia-ambiental-volume-3


Nova edição de Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña

Publicado em: 19/12/2019

Está disponível a nova edição de Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña, HALAC, v. 9 n. 2 (2019).
A edição apresenta nove artigos e três resenhas, que compõe o dossiê Balances de Historia Ambiental en América Latina, coordenado pelos investigadores Wilson Picado (Universidad Nacional, Costa Rica), John Soluri (Carnegie Mellon University, Estados Unidos), Guillermo Herrera (Centro de Estudios Latinoamericanos, Panamá) e Gilmar Arruda (Universidade Estadual de Londrina, Brasil).

A equipe editorial aproveita para celebrar, mais uma vez, nossa indexação na SCOPUS.
E ainda, para desejar a todos um feliz 2020.
Que sejam novos e bons ares sobre nossa América Latina.

Leia sobre em:
https://doi.org/10.32991/2237-2717.2019v9i2


Nova edição da revista Fronteiras

Publicado em: 11/09/2019

Acaba de ser lançada uma nova edição da revista Fronteiras, v. 8, n. 3, set-dez (2019), com o tema Humanidades Ambientais e Sustentabilidade.

Leia sobre em:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3


O norte do Rio de Janeiro no século XVI: à luz da História Mundial e da Eco-História

Publicado em: 30/06/2019

21° livro de Arthur Soffiati, com prefácio de Carlos Freitas e posfácio e orelha de Rafaela Machado Ribeiro. O lançamento está previsto para a primeira semana de setembro, durante o "VI Seminário itinerante franco-brasileiro cidade e rios na história do Brasil: Rio Paraíba do Sul", na UENF.

Leia sobre em:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2220417234720374&set=a.165642746864510&type=3&theater&ifg=1


HALAC - História Ambiental Latinoamericana y Caribeña

Publicado em: 30/06/2019

Prezados, no ar a nova edição de HALAC - Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña, v. 9, n. 1 (2019) Dossiê "Territorios Comunes Herramientas Frente Al Capitalocento", coordenador por Antonio Ortega Santos, Chiara Olivieri, Martha Micheline C. Olvera e Pablo Corral Broto.

Leia sobre em:
https://www.halacsolcha.org/index.php/halac/issue/view/36


Inspirar Amor a Terra

Publicado em: 07/02/2019 por Ely Bergo de Carvalho

"Inspirar Amor a Terra", meu livro está disponível para venda online. Ele é minha maior contribuição para a História Ambiental e a História Agrária do Brasil.

Leia sobre em:
http://www.alamedaeditorial.com.br/livros-alameda/inspirar-amor-a-terra


HALAC: Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña

Publicado em: 17/12/2018

Prezados, informamos que está no ar a nova edição de História Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC). Essa última edição de 2018 traz importantes artigos e representa a atualização da revista. Informamos que estamos recebendo artigos para os dossiês de 2019.

Leia sobre em:
https://halacsolcha.org/index.php/halac/issue/view/35


HALAC: Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña

Publicado em: 05/11/2018

La edición v. 7, n. 2 (2017) de HALAC: Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña presenta unconjunto variado de artículos relacionados con diferentes experiencias en Europa y América Latina. Los trabajos evidencian una efervescente producción científica como espacios y temporalidades distintos, cuya convergencia es la crítica ambiental orientadapor los presupuestos teórico-metodológicos de la Historia Ambiental.

Leia sobre em:
https://halacsolcha.org/index.php/halac/issue/view/33


Publicada nova edição da HALAC em novo website da revista

Publicado em: 19/09/2018

Está disponível a nova edição da Revista Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC), v. 7, n. 1, 2017.
Essa edição apresenta também o novo website da revista e a nova coordenação editorial.
Aproveitem e vida longa à HALAC.

Leia sobre em:
http://halacsolcha.org/